Dias nublados ou ensolarados?

por Victor Rodrigues / em 20 MAI, 2020

O intuito do MOB COLLEGE, é ser um grupo de fotografia e assuntos mobile, sob as ideias de grandes nomes desse segmento, além dos profissionais e entusiastas da tecnologia sobre ‘smartphones’. Somado a isso, temos a certeza de que o compartilhamento de ideias ajudará na melhoria intelectual, e também sobre a forma como vemos o mundo. Lembramos que fotografar pode ser um processo terapêutico efetivo.

Por esse motivo, pensando em você, nós do Mob College, em parceria com o GCam Brasil, estaremos sempre procurando trazer dicas e técnicas que poderão ser úteis para o seu crescimento fotográfico.


No artigo de hoje: Nublado x Ensolarado

Todos nos amamos um dia ensolarado para fotografar, não é mesmo?

Aquela luz natural, a iluminação mais forte ao longo do dia, e, em determinados horários do dia, existe a hora dourada (golden hour). Porém, os dias nublados diferem? Geram boas fotos?

Eu não sei se já testaram, mas sim, geram ótimas fotos. Por esse motivo, muitos fotógrafos preferem dias com nuvens no céu para fazer as suas fotos, e o motivo é:

Fotografar em dias nublados geram fotos com a iluminação mais uniforme e sombras mais suaves, geralmente deixando as suas fotos com tons mais brandos, uma luz mais “macia”, sem as sombras "duras". A luz do sol existe, mas de forma bem mais distribuída, através das nuvens que funcionam como difusores naturais.