Noções básicas de fotografia para smartphone - Parte 1

post-thumb

por Edmundo Paschoal / em 21 MAR, 2020

Passo 1: Aprender sobre o aplicativo da câmera em detalhes, com atenção específica aos controles manuais.

Passo 2: Observar exemplos de belas imagens que seguem as regras de composição. Eu tenho que dar crédito a equipe do The Cooph, que tem um vídeo fantástico no YouTube que explora às nove regras de composição com base no trabalho de Steve McCurry, um fotógrafo renomado.

Passo 3: Exercício prático, em que os participantes buscam tipos específicos de imagens que explorem essas dicas de composição. Se você quiser tirar fotos boas: pratique, pratique, PRATIQUE.

Passo 4: Sessão de revisão em que colaboramos e discutimos, um a um, os pontos fortes e fracos de cada imagem e como podem ser melhoradas/corrigidas na publicação.

Mesmo com a popularidade das fotos tiradas por smartphones, nem todos conseguem tirar fotos dignas de profissionais se antes conhecer algumas dicas de fotografia. Assim, a maioria dos usuários de smartphones prezam boa qualidade do aparelho na hora de tirar fotos, mas não sabem as melhores técnicas para isso.

Produzir ótimas fotos é uma das principais qualidades de diversos modelos de smartphones. Especialmente as linhas mais recentes das gigantes sul-coreana Samsung e Chinesa Xiaomi, como Redmi Note 7, 8, 10, e outros de grandes marcas. Sendo assim, criei um guia básico com dicas e truques para tirar uma foto perfeita com uma câmera potente e com recursos avançados que cabem na palma da sua mão.

Veja como algumas atitudes simples podem fazer muita diferença na hora de tirar aquela selfie com seus amigos e colocar uma foto bem elaborada para colocar na web.

Não adianta negar, você adora fotografar com seu smartphone, certo? Mas será que você sabe para que serve aquele quadro com linhas horizontais e verticais disponível no Instagram? Já ouviu falar de regra dos terços? Então vamos levantar algumas dicas interessantes para te ajudar a compor boas imagens para compartilhar nas redes sociais.

Bom, tudo isso que citei acima faz parte de algumas regras de composição fotográfica, seja ela profissional ou amadora. Um pouco de conhecimento não mata ninguém, não é mesmo? Então, com base em uma publicação do site Android Central, resolvi criar para vocês da Gcam Brasil, algumas dicas simples para fazer boas fotos com seu smartphone.

“Micro-curso” de fotografia

A principal dica que podemos dar pra você é uma pequena explanação das mais conhecidas regras de fotografia e também outras regras que não são tão conhecidas mas que ajudam a captar a melhor imagem possível, mesmo com um equipamento limitado de uma câmera de smartphone.

A primeira e, para muitos, a mais importante regra, é chamada de regra dos terços. O próprio Instagram disponibiliza para você o “terço” como opção na hora de captar uma foto.

Utilizar esta regra é natural para quem já possui conhecimento prévio de fotografia. Mas vou te ajudar. Basta você escolher um dos quatro pontos em que as linhas se cruzam no centro da tela para posicionar o objeto que você quer fotografar.

A prática é simples, você não vai, necessariamente, focar o objeto no centro da composição e sim nas laterais, sempre respeitando o olhar do personagem. Para entender melhor, pense em uma pessoa que olha da direita para a esquerda, neste caso você deve posicionar o objeto da foto (a pessoa) no quadrante direito, para que o olhar dela seja acompanhado pela foto e não cortado pelo seu clique.

Como em tudo na vida (ou quase) as regras foram feitas para serem quebradas, então você pode não seguir a regra dos terços, ou pode também ver o vídeo lá no início do texto, produzido pela COOPh. Nele Steve McCurry apresenta 9 dicas de composições fotográficas alternativas e muito úteis.

A parte 2 do artigo será apostado amanhã no site, confira!