Noções básicas de fotografia para smartphone - Parte 2

post-thumb

por Edmundo Paschoal / em 21 MAR, 2020

Organize o “cenário”

Eu sei, você quer fotografar algo inesperado, natural, sem manipular as pessoas e os objetos. Mas mesmo assim é possível que você dê uma arrumada básica no cenário. Este cenário que eu falo é o seguinte: Você quer fotografar aquele café maravilhoso que acabou de comprar e está uma delícia, mas caminha por uma rua cuja calçada está quebrada e há lixo no chão (sendo bem dramático). Encontre um ambiente que seja mais amigável para a fotografia, entende?

Pense também se você está na cafeteria e sua mesa está cheia de guardanapos e sujeira que você acabou de fazer. Melhor fazer uma faxina rápida antes do clique, certo?

Caso você queira fotografar um objeto estático, em casa, por exemplo, encontre um fundo que contraste bem com o objeto, com cores diferentes para não mesclar o fundo ao elemento principal.

Lembre-se que este item está diretamente ligado às regras e composições fotográficas. Você precisa pensar nos outros objetos que vão estar presentes em sua foto.

Luz é vida

Um amigo sempre me disse que luz é um dos pontos mais importantes para fotografia. Ele me ensinou que quando se tem muita luz, com edição é possível escurecer, mas com pouca luz, fica bem difícil salvar a foto na edição. As fotos feitas com smartphones são mais dependentes de uma boa luz que algumas câmeras compactas, afinal, o sensor de uma câmera de smartphone é, muitas vezes, modesto. Portanto, procure o melhor ponto de luz para fotografar.

Se liga nesse exemplo: na primeira foto uma posição que desvalorizou o meu rosto e o da patroa. Já na segunda encontramos um local capaz de mostrar o cenário que a gente queria e que também deixou a face iluminada:

post-thumb post-thumb

Posicione os elementos da foto de frente para o sol e o gigante fará todo o trabalho de iluminação por você. Mas cuide para que as pessoas não fiquem com aquela cara de olhos enrugados, sabe? Com o sol pegando diretamente no sensor da câmera a tendência é que todos os outros elementos da foto fiquem escuros.

Flash só em momentos ‘extremos’

Mesmo em uma foto noturna não é muito aconselhável utilizar o flash da câmera. Primeiro porque a luz fica extremamente artificial. Segundo porque o flash normalmente fica na cara dos elementos focalizados e, se for posicionado muito próximo, vai estourar a luz.

Opondo-se a esta visão, o flash também pode ajudar de alguma forma a fotografar em locais onde a luz natural vem de encontro à câmera, ou seja, quando o sol bate direto na câmera. Assim existe uma possibilidade de você fotografar uma galera com o sol vindo de trás sem deixar o rosto do pessoal escuro.

O caso extremo a que me refiro no subtítulo seria uma foto em ambientes completamente desprovidos de iluminação natural.

Cuidado com o “equipamento”

Como jornalista que sou, sei que devo manter meu equipamento sempre em condições de trabalho: limpos e livre de quedas e aranhões. Com o smartphone não pode ser diferente. Cuide para não riscar o vidrinho que protege a lente da câmera. Mantenha-o sempre limpo para não ser pego desprevenido no momento daquela foto rápida que você precisa fazer.

Zoom. Tô fora

Todas as câmeras têm o recurso mas praticamente nenhuma satisfaz o usuário mais exigente. O fato é que o zoom “mecânico” das câmeras presentes em smartphones é muito ruim. São pouquissimas que executam este recurso de forma aceitável. Portanto, se você está longe do objeto que deseja fotografar, clique sem zoom, tente aproximar e cortar a imagem original posteriormente com um aplicativo. Ou simplesmente chegue mais perto se for possível.

Explore os modos da câmera

Para uma fotografia profissional, com câmeras, normalmente aconselha-se ao usuário que utilize o modo manual, para que ele explore as possibilidades do ambiente e da própria câmera. Se você possui aparelhos da Xiaomi, eles possuem um enorme leque de opções em modos de câmera.

Paciência

A melhor dica que podemos te dar é ter paciência para fazer uma boa foto. Erguer o aparelho e clicar sem olhar, arrumar as pessoas rapidamente para acelerar o processo pode resultar em uma foto tremida, fora de foco ou mal elaborada.