Noções básicas de fotografia para smartphone - Parte 3

post-thumb

por Edmundo Paschoal / em 21 MAR, 2020

O poder do modo manual

Alguns modelos de smartphone, como é o caso dos principais aparelhos da Samsung e da Xiaomi, que oferecem o modo manual para se fotografar no app nativo da câmera. A vantagem de utilizar esse modo é que ele permite um grau maior de liberdade ao usuário para controlar e ajustar diversos aspectos da fotografia.

É possível controlar exatamente qual ISO, velocidade, foco, balanço de branco e exposição, fazer fotos com longa exposição, usar flash e também usar filtros pré-programados à sua disposição. Cada app em cada smartphone irá variar de configurações, mas em geral, todos possuem opções satisfatórias que um usuário sabendo aproveitar a oportunidade pode tirar fotos de ótima qualidade.

Então, para ensinar a você como tirar vantagem do modo manual das câmeras dos smartphones, vamos lhe ensinar os conceitos mais importantes da fotografia enquanto compartilhamos dicas essências para se aproveitar todas as funcionalides da câmera do smartphone. Hora de saber como tirar fotos perfeitas de fazer inveja a qualquer fotógrafo profissional!

Antigamente, ISO representava a velocidade com que o filme reagia à luz. Então, um filme de ISO 100 era mais “escuro”, precisando de uma maior quantidade de luz para capturar uma imagem, que poderia ser medida com a intensidade da fonte de luz, com a abertura do diafragma da câmera ou com a velocidade do obturador.

No entanto, um filme de ISO 800, muito mais sensível, exigia menos iluminação, aberturas mais fechadas ou velocidades mais rápidas, para capturar a mesma imagem. Na era da fotografia digital, o conceito de ISO foi transportado para os controles das câmeras seguindo a mesma lógica. Portanto, fique atento que utilizar ISOs mais altos nas fotos resultam em imagens digitais com mais ruído, enquanto os mais baixos proporcionam imagens mais limpas.

Velocidade do obturador

Em câmeras profissionais, o obturador é um componente físico do equipamento. Já os smartphones não têm esse componente em suas câmeras, que é simulado via software. Ao escolher uma velocidade mais lenta, por exemplo, você consegue tirar fotos de carros em movimento com o efeito desejado do movimento borrado na imagem, enquanto velocidades mais rápidas podem “congelar” a queda de um fio de água, uma vez que o obturador controla a quantidade de luz que entra na câmera.

Abertura do diafragma

O diafragma é um componente físico nas lentes profissionais, que, assim como o obturador, é simulado nas câmeras digitais. Sendo assim, uma abertura de diafragma f/1.8 funciona muito bem em situações com pouca iluminação, mas não conseguirá ter muitos elementos em foco; enquanto uma abertura de f/22 exigirá uma maior quantidade de luz no ambiente para capturar a imagem, ou maior tempo de exposição, e consegue incluir mais elementos para focar. No entanto, fique atento que nem sempre uma exposição centralizada significa que a foto estará bem ajustada. Se preferir um tom mais sombrio, por exemplo, é recomendável deixar a exposição mais escura.

Abertura do diafragma

Balanço de branco

As condições de iluminação do local onde será feita a captura da imagem influenciam diretamente nas cores que as pessoas e objetos terão em sua foto. Na fotografia, isso se chama balanço de branco. Por isso, para que o objeto ou pessoa fotografada saia na imagem com as cores reais, você consegue ajustar o balanço de branco do aplicativo da câmera para compensar essa diferença.

Balanço de branco
Foco

Em uma câmera profissional, o foco é ajustado no anel da lente, para que o fotógrafo consiga focar exatamente o ponto desejado na cena. Já com os smartphones, o foco costuma ser ativado com um simples toque na tela. Dependendo do aparelho ou do aplicativo que o usuário estiver utilizando, é possível escolher tipos diferentes de foco. Entre eles, podemos focar em vários pontos da imagem ao mesmo tempo ou em apenas um objeto.

Foco
Ativar o enquadramento

Quando vamos tirar uma foto, o erro mais comum é simplesmente centralizar o objeto principal da cena. Porém, a chamada “regra dos terços” da fotografia garante que suas imagens fiquem mais ricas e chamativas. Para isso, basta que você alinhe o cenário e o item mais importante da cena nos “pontos áureos”. Esse pontos ficam nas quatro áreas onde a linha das grades do celular se encontram na tela. Por isso, é altamente recomendável ativar o enquandramento nas configurações da câmera para tirar proveito desses traços simples mas poderosos.

Ativar o enquadramento
O poder do HDR

A função HDR serve para compensar a luz e o contraste da imagem. Além disso, ao mesmo tempo, mexe nas cores das fotos. É recomendável, portanto, usar esse recurso em situações que a imagem está contra a luz. Desse modo, permitindo que a câmera ajuste a fotografia para clarear os pontos mais escuros. Além de escurecer um pouco os mais claros, trazendo o resultado mais para perto daquilo que os nossos olhos veem.

O poder do HDR
Flash

Uma das mariores dúvidas de profissionais e leigos é sobre a melhor forma de utilizar o flash da câmera. Muitas vezes, usar o flash pode mais atrapalhar do que ajudar. Assim, tornando as cenas capturadas mais artificiais e até escurecendo lugares com luzes fortes. Por isso, só use essa opção se realmente não tiver escolha.

Flash
As melhores escolhas

Para aproveitar todas as dicas deste artigo, a melhor sugestão é usar aparellhos que tenham suporte a Gcam, não irei recomendar marcas, particularmente uso um Xiaomi Redmi Note 8, então sinta-se a vontade para explorar suas opções!