As configurações da Gcam são essenciais, e para você entender o que cada função representa, iremos mostrar um manual da forma mais completa e objetiva. As fotos que estão no exemplo foram tiradas da Gcam 6.1 XCAM Beta 19, porém, a maioria das versões 6.1 tem a mesma interface. Sendo assim, se o seu aparelho usar uma versão diferente você poderá usar esse mesmo manual.



Iniciando

Configurações da Gcam 6.1
Configurações da Gcam 6.1
1. Final JPG quality (qualidade final do jpg)

Isso representa a compressão do arquivo. Um JPG menor contém menos informações. Uma imagem é construindo por um conjunto de informações. para uma imagem de qualidade eu recomendo deixar em 100% consequentemente teremos fotos maiores com maiores MBs.


2. Exposure Compensation (Compensar Exposição)

Assim como nas câmeras profissionais e também presente nos câmeras de celular. Aquela setinha que você arrasta pra cima ou para baixo quando usa o foco pelo toque na tela. Que deixa a imagem mais clara ou mais escura. Essa é a função dessa ferramenta. Você pode optar por fotos um pouco mais claras ou mais escuras. Isso vai depender da situação e da luz do ambiente. Teste e ache um valor que te agrade.
Eu particularmente gosto de usar compensação de exposição em fotos noturnas. De dia não acho que fique muito bom.


3. Saturation (Saturação)

Aqui como o próprio nome diz, você pode contratar a saturação das cores. Geralmente o valor padrão já nos oferece uma saturação bem equilibrada. Mas você pode ajustar isso da forma que você quiser. Tanto na câmera traseira quanto frontal. Basta alterar os valores. Quanto mais altos mais saturada a imagem. Ela vem dividida em 2 etapas. Altas luzes e Sombras.
Geralmente não altero o valor padrão.


4. Noise Reduction (Redução de Ruído)

Uma ferramenta excelente e pouco explorada pelos usuários. Aqui você consegue controlar a redução de ruído da foto. Muito agressivo é ruim, assim como muito fraco também. O padrão é bem equalizado. Eu pessoalmente altero alguns valores. Eu reduzi um pouco para ter uma pouco mais de estrutura nas minhas fotos. Não ficar com aquele aspecto soft. Ou seja suave. Segue abaixo o print de como eu altero os valores.


5. Libs (Bibliotecas) — Explicação simples

Stock Google (Pixel 3): Cores / Contrastes aprimorados com mais ruído e menos nitidez.
Xlib V2: Cores naturais / Contraste com menos ruído e mais clareza.


5. Libs (Bibliotecas) — Explicação de cada lib

Stock Google: Padrão saturada, e realce de luzes e sombras menos dura, à primeira vista pode parecer bom, mas na maioria dos casos pode não ser o que você precisa.

Xlib V2: está configurado com as características do iPhone XS em HDR. Pessoalmente, eu gosto mais do que a Lib dos pixels padrão (Stock Googgle), porque não suprime sombras e suporta cores naturais, como o iPhone XS, combinado com o algoritmo Pixel HDR+. É como o melhor dos dois mundos, mas sinta-se livre para testar.

Eszdman: parece quase o mesmo em comparação com a Lib padrão, mas tem melhor detalhamento de sombra, o que pode afetar positivamente / negativamente o contraste dependendo do cenário.

Savitar: Cores naturais, mas um pouco menos de detalhes nas sombras em comparação com o Xlib V2. Tem uma granulação alta em lowlight pessoalmente não gosto.

Caso a sua Gcam não tenha a Xlib recomendo usar Eszdman.

Módulos Avançados
Módulos Avançados

6. Resolução das Câmeras - Traseira e Frontal

Como usamos um aplicativo portado do Pixel naturalmente teremos o limite de Mega Pixels que o aparelho possui. Embora em 99% dos casos a qualidade da imagem não dependa da quantidade de MPX.

Dica: Sempre uso em resolução máxima, no meu caso 12MP traseira e 5MP frontal. Formato 4:3 para não cropar o sensor. Dessa forma você vai usar a capacidade máxima do sensor.


7. Controle de HDR+

Isso nada mais é do que o botão para alterar entre HDR off, HDR e HDR+ Melhorado na tela do Liveview (onde tiramos as fotos).


8. HDR+ Base configuration (Base de configuração do HDR+)

ZSL = Zero Shutter Lag, sem lag no disparador.

HW ZSL = Hardware ZSL, força o uso do hardware no processamento do HDR. Fotos mais rápidas. Porém não tem a mesma qualidade. Acredito que seja baseado no visual core. Como não temos esse chip descarto essa alternativa.

Dica: Eu uso a Base do BSG que consiste em usar o mesmo algoritmo do Night Sight. Que tem uma exposição muito boa e dá muito mais claridade as fotos. Recomendo também Pixel 2017/18 ZSL HDR+. É um leque aberto para você testar e ver qual te agrada mais.


9. HDR+ Enhanced Parameters (Configuração dos Parâmetros HDR+)

Aqui você controla quantos Frames (quadros), você quer combinar no HDR+. Quanto mais alto os frames mais níveis de detalhes nas sombras e altas luzes. Porem, demanda mais tempo no processamento e captura das fotos.
Se você quer fotos bem rápidas:
7 a 9 frames
Fotos ainda rápidas porém com mais qualidade
9 a 12 frames (usado no meu perfil Quick)
Conforme for subindo esses valores, mais detalhes nas fotos você terá. Porém, vai demorar mais pra tirar e processar.


10. HDR+ Enhanced Autoexposure Correction (HDR+ Correção de Exposição)

Aqui você vai controlar a exposição da foto. Assim como nas câmeras ou modo manual. Pra fotos mais rápidas use exposições mais rápidas Ex: preciso congelar movimentos 1/100 1/50. Porem isso influencia na qualidade das fotos também. Dirante o dia é tranquilo dá pra deixar em 1/33 (também incluso no meu perfil Quick). Sao fotos bem rápidas, e tem uma qualidade excelente. Porem de noite recomendo reduzir isso pra 1/20 ou 1/10 pra fotografar pessoas. E 1/08 1/06 pra fotografar objetos e paisagens.
Dica: Repare, quanto menor o valor, mais lento é o obturador. E você não pode mexer o celular até que a miniatura apareça no canto, no ícone da galeria. Quanto menor o valor. Segure firme por mais tempo. Isso te trará resultados excelentes a noite.


11. HDR+ Enhanced White Balance Pixel 3 (Balanço de Branco Pixel 3)

Aqui se marcado o controle de balanço de branco você usar o algoritmo do Pixel 3 mesmo que sua base seja Pixel 2 ou 1 nas configurações. Isso é muito pessoal, tem pessoas que gostam de fotos mais quentes outras mais frias. Fique a vontade para testar.


12. NightSigh Exposure Correction (Correção de exposição NightSight)

Consiste no mesmo parâmetro de controlar o obturador que expliquei acima. Porém usando o algoritmo do NightSigh e não do HDR+. Night Sigh é bem mais lento pra fotografar e formar a Imagem. Por isso as fotos são tão claras e capturam muito mais luz. Recomendo deixar em 1/2, mais lento que isso use um tripé. Pq com certeza as fotos ficaram tremidas. Algumas versões da Gcam tem até 30 segundos de exposição no Night Sigh. Pra quem curte longa exposição é muito legal vou deixar uma foto de exemplo.


13. Portrait Zoom e Save to DCIM (Modo Retrato e Salvar em DCIM)

Aqui você vai habilitar o zoom no modo retrato ou não. Eu sou fotógrafo e retratista. Pra imagem um retrato precisa ser da forma que nos enxergamos as pessoas. Tá mais o que isso tem a ver? Se você remove o zoom você vai usar distância focal de 28mm o rosto da pessoa fica mais estreito. Pessoalmente acho horrível. Com zoom ele emula 50mm que é a mesmo forma com que o nossos olhos enxergam as pessoas. Um pouco mais achatado que 28mm. Fica a critério do usuário habilitar o zoom ou não. A outra opção é somente para salvar as fotos da Gcam na mesma pasta que as da câmera stock. Alguem usa stock tendo Gcam ? Oi? Hahahaha. Eu não. A não ser que seja algo muito específico.


Avançado 3
Avançado 3
14. RAW Format (Formato do RAW)

Bom, cada empresa tem a sua forma de processar o RAW e transformar em JPEG. RAW nada mais é que o arquivo cru capturado pelo sensor. Alguns aparelhos precisam usar RAW10 no caso o meu, Xiaomi Mi A2. Outros precisam usar RAW SENSOR geralmente Samsung Note 9 S9 e esses tops do momento. Ta mais como saber qual é a que o meu aparelho precisa. Fácil! Não vai funcionar a Gcam se estiver no modelo errado. Ou pode funcionar e ficar com Lag. Isso é uma coisa meio confusa ainda pra mim. Então me limito até aqui.


15. Base Model

Bom aqui é onde você vai definir qual aparelho você vai querer usar de base para a captura. Eu uso Pixel 3 na traseira e Nexus 6P na frontal. Porque é a única que não fica verde. Pode variar de aparelho para aparelho. Se suas fotos estiverem roxas ou verdes experimentem mudar a base.


16. Resampling Method

Bom aqui temos 3 alternativas
- Lanczos
- Raisr
- None = Desligado
Unica coisa que eu sei sobre isso é que o Raisr é o método usado pela inteligência artificial do Google. Me pareceu legal e eu uso assim. Não sei dizer se interfere na qualidade das fotos. É um assunto que andei pesquisando e sinceramente não encontrei muita coisa. Talvez pq eu tenha tido preguiça de ler. Quem sabe um dia eu me aprofundo mais nisso e atualizo aqui pra vocês.


17. Controle de RAW + JPEG

Esse gatilho e pra ativar a possibilidade de salvar o RAW das fotos capturadas. Eu não deixo desligado. Pq? RAW não é melhor pra editar foto? Sim o RAW é a melhor escolha pra editar imagem. Mas nós usamos a Gcam devido ao seu excelente pós processamento de imagem. Entao qual sentido de querer o RAW sendo que só usa a Gcam por causa do pós processamento que ela tem?! Sem sentido não concorda.



Outras informações

As outras funções são bem intuitivas e não necessitam de explicação.
Como por exemplo
Filmar em FHD ou 4K: Porem alguns aparelhos não suportam 4K ainda se a tela ficar preta na parte de vídeos. Volte para FHD nas configurações.
Grid, brilho máximo quando o liveview estiver aberto, entre outras coisas, fica a critério do usuário.
É isso por enquanto, pra quem tem interesse em aprender a configurar a Gcam aqui está tudo que você precisa saber. Para os preguiçosos eu vou deixar o pack com os meus perfis no site e também no grupo do Telegram. Para aplicar o perfil terá um tutorial específico.


Tutorial de configurações feito pelo Richard Rezende.
Siga no instagram: rz_end (99% das fotos tiradas pelo smartphone)

Configurações e Versões

Se você tem uma configuração para compartilhar ou usa uma versão da Gcam melhor que a disponibilizada no site, nos avise! Será um prazer ter as melhores versões e configuraçãoes para cada aparelho.