Carregando...

Configurando a Gcam 6.2Tutoriais

Para começar o tutorial: A Gcam 6.2 ainda não tem suporte para XML, então o nosso app Profiles Cam não vai ter nenhuma configuração para essa versão. Não importa a Gcam 6.2 que você usa, ou se a ordem das ferramentas mude, não irá interferir em nada, as configurações só mudam de lugar e as vezes de nome.

Se você tem a Gcam 6.1 siga esse tutorial.

Iniciando

Antes de tudo, precisamentos alterar o Formato

Alguns aparelhos precisam alterar o formato para poder funcionar. Essas são RAW FORMAT, VIEWFINDER ou IMAGE FORMAT.
Normalmente essas opções ficam em Configurações/Avançado/Fix ou Lab, dependendo do desenvolvedor. Caso não esteja nessa ordem procure somente pela palavra fix, certamente vai estar lá dentro. Se mesmo assim, você não encontrar, o desenvolvedor optou por não dar acesso a essas configurações na versão dele, como é o caso da 6.2 do Urnyx (pelo menos por enquanto).

OK, agora vamos as explicações:
RAW FORMAT = RAW10 (padrão da maioria)
ex: Todos (EXCETO SAMSUNG)

RAW FORMAT = RAW SENSOR
ex: S9 Serie, GALAXY NOTE 9 - S10 Serie (Snapdragon)

VIEWFINDER ou IMAGE FORMAT = YUV (padrão da maioria com API2 LEVEL3)
ex: S9 Serie, Note 9, Android One (todos), Mi9 entre outros

VIEWFINDER ou IMAGE FORMAT = JPEG (comum em aparelhos APi2 Full)
ex: MI8, MI8 Lite, ONEPLUS 6/T

Então, caso você tenha tela preta na Gcam, isso vale também para a versão 6.1, procura alterar essas informações e talvez resolva o seu problema.

Configurações

Avançado Parte 1

Bom aqui vemos algumas ferramentas das quais vocês ja viram que eu não uso, mas vamos explicar. Se tiver um conhecimento basico em inglês vai ajudar muito. É muito intuitivo e facíl de entender.

  1. Dirt Lens: Aviso de lente suja (acredito que não precise de explicação)
  2. HDR+ control: Controle de HDR ON OFF e HDR+ Enhanced na tela princial viewfinder, onde tiramos a foto
  3. Hide Moviment Icon: Esconder Icone da funcão de tirar fotos em movimento, função parecida com aquela do iPhone que te mostra momentos antes da foto, a escolha é pessoal. porem o Focus Tracking não funciona se isso estiver habilitado
  4. Moviment: mesma coisa de cima, porém vc escolhe se deixa habilita a função e não somente o icone
  5. Focus Tracking: Foco continuo quando clica na tela, por mais que o celular mude de posição ele continua buscando o foco no mesmo local do click. eu pessoalmente gosto dessa ferramenta
  6. Enable Google Photos: Ativar ou não a visualização direta na galeria do Google, gosto pessoal
  7. Maximum Brightness: Ativar o brilho máximo da tela com a camera aberta
  8. Compress DNG: Comprimir o tamanho do arquivo RAW, pra quem usa.
  9. RAW and JPEG Control: Ativar a opção de tirar foto em RAW, inutil pra mim na Gcam, já falei sobre isso várias vezes.
  10. Store videos: Armazenamento de videos de forma mais eficiente, ainda não é compatível com todos os players, mas economiza memória.
  11. Interface Theme: Tema da interface, escura ou clara.

Configurações HDR+

  1. Compress JPEG: Compressão do arquivo JPEG (foto) eu sempre deixo em 100%, para não perder informações da imagem, ajuda na edição, porém, o arquivo fica maior.
  2. Quality HDR+: Escolhe a quantidade de frames pra construir a foto, já expliquei isso no tutorial da 6.1, quanto mais frames, mais informações na imagem consequentemente leva mais tempo pra fazer a foto.
  3. AWB: Controle de Balanço de Branco. isso interfere muito na foto. Pessoalmente não gosto do WB do Pixel 3, ele amarela as fotos de dia, mas vc pode testar e ver se te agrada.
  4. Auto Exposure: Controle de Exposição do obturador, isso determina a velocidade do disparo da foto, quanto menor o tempo, mais demorado. recomendo deixar em auto ou 1/20 menos que isso corre o risco de borrar a foto, se for usar um tripé ou apoiar pra fotografar uma paisagem ou longa exposição fica legal abaixar o tempo, foto de pessoas deixe em 1/20 mesmo
  5. Exposure Compensation: Similar aquele controle que temos na tela quando clicamos para focar, pra cima deixa a foto mais clara e pra baixo mais escura.
  6. Binary Files ou Libs: Libs são o coração do processamento da imagem, elas controlam cores, ruídos, balanço de braco, e muito mais. Pode usar a stock do google ou experimentar as modificadas, nesse caso estou usando uma MOD que é Eszdman 2.5 pois ela é menos contrastada que a lib stock.

Base

Saturação

API2 Camera

Avançado Final

Modo Noturno (Night Sight)

Modo Retrato (Portrait)

Outros

Lab

Configurações e Versões

Se você tem uma configuração ou usa uma versão da Gcam melhor que a disponibilizada no site, nos avise! Será um prazer ter as melhores versões e configuraçãoes para cada aparelho.