Para começar o tutorial: As configurações da Gcam 6.2 não tem suporte pra XML, então o nosso app Gcam Profiles não vai ter nenhuma configuração para essa versão. Não importa a Gcam 6.2 que você usa, ou se a ordem das ferramentas mude, não interfere em nada, as configurações só mudam de lugar e as vezes de nome.

Se você tem a Gcam 6.1 siga esse tutorial.



Iniciando

Antes de tudo, precisamentos alterar o Formato

Alguns aparelhos precisam alterar o formato para poder funcionar. Essas são RAW FORMAT, VIEWFINDER ou IMAGE FORMAT.
Normalmente essas opções ficam em Configurações/Avançado/Fix ou Lab, dependendo do desenvolvedor. Caso não esteja nessa ordem procure somente pela palavra fix, certamente vai estar lá dentro. Se mesmo assim, você não encontrar, o desenvolvedor optou por não dar acesso a essas configurações na versão dele, como é o caso da 6.2 do Urnyx (pelo menos por enquanto).


OK, agora vamos as explicações:
RAW FORMAT = RAW10 (padrão da maioria)
ex: Todos (EXCETO SAMSUNG)

RAW FORMAT = RAW SENSOR
ex: S9 Serie, GALAXY NOTE 9 - S10 Serie (Snapdragon)

VIEWFINDER ou IMAGE FORMAT = YUV (padrão da maioria com API2 LEVEL3)
ex: S9 Serie, Note 9, Android One (todos), Mi9 entre outros

VIEWFINDER ou IMAGE FORMAT = JPEG (comum em aparelhos APi2 Full)
ex: MI8, MI8 Lite, ONEPLUS 6/T

Então, caso você tenha tela preta na Gcam, isso vale também para a versão 6.1, procura alterar essas informações e talvez resolva o seu problema.
1. Configurações
Aqui você vai configurar suas opções pessoais, como resolução de fotos e videos, tipo de grid, localização e afins.
2. Avançado Parte 1
Bom aqui vemos algumas ferramentas das quais vocês ja viram que eu não uso, mas vamos explicar. Se tiver um conhecimento basico em inglês vai ajudar muito. É muito intuitivo e facíl de entender.
1. Dirt Lens = Aviso de lente suja (acredito que não precise de explicação)
2. HDR+ control = Controle de HDR ON OFF e HDR+ Enhanced na tela princial viewfinder, onde tiramos a foto
3. Hide Moviment Icon = Esconder Icone da funcão de tirar fotos em movimento, função parecida com aquela do iPhone que te mostra momentos antes da foto, a escolha é pessoal. porem o Focus Tracking não funciona se isso estiver habilitado
4. Moviment = mesma coisa de cima, porém vc escolhe se deixa habilita a função e não somente o icone
5. Focus Tracking = Foco continuo quando clica na tela, por mais que o celular mude de posição ele continua buscando o foco no mesmo local do click. eu pessoalmente gosto dessa ferramenta
6. Enable Google Photos = Ativar ou não a visualização direta na galeria do Google, gosto pessoal
7. Maximum Brightness = Ativar o brilho máximo da tela com a camera aberta
8. Compress DNG = Comprimir o tamanho do arquivo RAW, pra quem usa.
9. RAW and JPEG Control = Ativar a opção de tirar foto em RAW, inutil pra mim na Gcam, já falei sobre isso varias vezes.
3. Avançado Parte 2
10. Store videos = Armazenamento de videos de forma mais eficiente, ainda não é compatível com todos os players, mas economiza memória.
11. Interface Theme - Tema da interface, escura ou clara.
4. Configurações HDR+
1. Compress JPEG = Compressão do arquivo JPEG (foto) eu sempre deixo em 100%, para não perder informações da imagem, ajuda na edição, porém, o arquivo fica maior.
2. Quality HDR+ = Escolhe a quantidade de frames pra construir a foto, já expliquei isso no tutorial da 6.1, quanto mais frames, mais informações na imagem consequentemente leva mais tempo pra fazer a foto.
3. AWB = Controle de Balanço de Branco. isso interfere muito na foto. Pessoalmente não gosto do WB do Pixel 3, ele amarela as fotos de dia, mas vc pode testar e ver se te agrada.
4. Auto Exposure = Controle de Exposição do obturador, isso determina a velocidade do disparo da foto, quanto menor o tempo, mais demorado. recomendo deixar em auto ou 1/20 menos que isso corre o risco de borrar a foto, se for usar um tripé ou apoiar pra fotografar uma paisagem ou longa exposição fica legal abaixar o tempo, foto de pessoas deixe em 1/20 mesmo
5. Exposure Compensation = Similar aquele controle que temos na tela quando clicamos para focar, pra cima deixa a foto mais clara e pra baixo mais escura.
6. Binary Files ou Libs = Libs são o coração do processamento da imagem, elas controlam cores, ruídos, balanço de braco, e muito mais. Pode usar a stock do google ou experimentar as modificadas, nesse caso estou usando uma MOD que é Eszdman 2.5 pois ela é menos contrastada que a lib stock.
5. Base
Base= Aqui você vai escolher qual vai ser a base de processamento da foto, alguns aparelhos não suportam Pixel 3 na frontal e por isso foto fica verde, então, recomendo colocar Nexus 6P caso isso ocorra.
Config Base = Base do algoritmo de processamento, aparelhos com processadores recomendo deixar Pixel 3a XL, acredito que reduza a carga no processador e consiga processar o HDR+ mais rápido.
6. Saturação
Saturação das fotos é muito pessoal, fique livre para testar a melhor forma que te agrada.
7. API2 Camera
Dinamic Black Level = Nunca funcionou comigo então eu não mexo mais, na teoria é pra controlar o nivel de preto na imagem para ficar não ficar verde.
Metering Mode = Sistema de fotometria, pra quem conhece sobre fotometria vai saber usar as opções na hora certa. Quem não conhece recomendo deixar controlado pela gcam mesmo.
ISO Selection = Escolher o valor do ISO nas fotografias manualmente, outra função que recomendo deixar auto, a não ser que você saiba o que está fazendo.
Lens Distortion = Correção de distorção da lente, muito boa essa ferramenta, ela corrige a posição da sua cabeça por exemplo, caso tire uma selfie e seu rosto fique nos cantos da foto, onde geralmente ocorre a distorção.
8. Avançado Final
12. Use AWB Gains Mode = Aumenta a nitidez, porém pode causa ruído.
9. Modo Noturno (Night Sight)
Night Sight quality = Escolher a quantidade de frames usados no NS, quanto maior mais tempo leva pra fazer a foto.
Correction Night Sight = Controle de exposição do NS, recomendo 1/2 mais que isso use um tripé, da pra brincar com longa exposição com essa função.
Night Mode hint = Torna permanente aquela mensagem pra usar modo noturno na tela principal, serve como atalho.
Image Rotation = Corrigir a posição da foto caso ela saia de ponta cabeça é um fix
10. Modo Retrato (Portrait)
Disable Zoom = Desabilitar o zoom nos modos retratos, recomendo que não façam se querem um retrato mais natural, o zoom altera a distancia focal da imagem, e transforma em uma mais harmônica, similar ao que os nossos olhos veem na realidade.
Save to DCIM = Salvar as fotos na mesma pasta da camera stock
11. Outros
Recompute AWB = Altera as cores, modificando o balanço de branco, eu não gosto de usar. prefiro deixar original, teste a vontade.
Quick Settings = Atalho pra jogar as configurações avançadas faladas acima pra primeira tela de configuração.
Manual Focus = Habilitar ou desabilitar o controle de foco manual.
12. Lab
Supression Artifacts = Supressão de artefatos na foto, ainda estou testando e entendendo essa ferramenta.
Antibanding Mode = Ferramenta padrão nas cameras MIUI, em tese serve pra controlar a exposição do branco, pra não ficar com "linhas" marcando.
Sabre = SuperZoom, ou seja zoom sem reduzir o tamanho da foto, Megapixels.
Max Allowed Memory = Máximo de memoria que o aplicativo pode usar.
Fix HUE = Corrige a Matiz na camera frontal, foto roxa ou verde, pode ser uma solução.
HotPixel = Corrige pixels com aberrações, geralmente causados por falta de luz.
Optical Stabilization = Estabilização ótica, pra aparelhos que tenham sensores com esse suporte.
Enable Reduce load = Diminui a carga no processador, ideal pra aparelhos mais fracos com 3GB de Ram.
HDR+ Denoise Multipler = Multiplica o processamento de ruídos da foto, quanto mais alto, mais soft a foco fica, cuidado valores altos podem acabar com os detalhes.

Tutorial de configurações feito pelo Richard Rezende.
Siga no instagram: @rz_end (99% das fotos tiradas pelo smartphone)

Configurações e Versões

Se você tem uma configuração para compartilhar ou usa uma versão da Gcam melhor que a disponibilizada no site, nos avise! Será um prazer ter as melhores versões e configuraçãoes para cada aparelho.